"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

domingo, novembro 22, 2009

Semana da Consciência Negra - SESC São João de Meriti




Neste dia 18 de novembro, celebrando a Semana Nacional da Consciência Negra, participei do projeto Motirô Abaetetuba, promovido pelo SESC São João de Meriti (ver programação abaixo, nesta postagem). Fiquei encarregada da Oficina de contação de histórias africanas, no Instituto de Educação de São João de Meriti.
A princípio, seria uma oficina para 30 professores; minha grata surpresa foi, ao chegar no Colégio, ver que a oficina seria para estudantes do Curso de Formação de Professores, meus futuros companheiros de profissão. Senti redobrar minha responsabilidade. Iniciei com 46 estudantes e, depois de alguns instantes, mais estudantes chegaram. Foi uma oficina plena de energia, com a garotada participante, muito além das minhas expectativas.
Agradeço ao César, diretor da Cia. Jovens Griots, o convite e a oportunidade de realizar este trabalho.
Na foto, os estudantes aparecem sentados na maior parte do tempo mas, creiam-me, eles se movimentaram muuuuito e contaram suas histórias _aquelas que falam de experiências significativas.


Sociedade e Cidadania - projetos integrados
MOTIRÕ ABAETETUBA - MOSTRA DE ARTE E CULTURA


No mês que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Unidade promove o encontro das culturas afro-brasileiras e indígenas por meio de várias linguagens e elementos destas culturas.
5/11 - 14 às 16h - Oficina de Culinária - Tem o objetivo de promover e preservar a culinária afro-brasileira e Indígena como patrimônio cultural;10 a 30/11 - Exposição África - Um Lugar em Nós Brasileiros - Uma reflexão sobre a contribuição africana na formação social e cultural do povo brasileiro;13/11 - Histórias Indígenas - O espetáculo traz a representação de três mitos indígenas brasileiros: A Lenda da Lua Cheia ¿ mito Kaxinawá; Como Nascem as Estrelas ¿ mito Bororo; e O Menino e a Flauta ¿ mito Nambikwra. Apresentação em escola.;17/11 - 15h - Os Comedores de palavras - No país das árvores que falam, menino Griôt tem que enfrentar os bichos comedores de palavras para encontrar seu destino;18/11 - 10 às 13h - Oficina de Contação de Histórias indígenas realizada em escola;18/11 - 14 às 17h - Oficina de Contação de histórias Africanas. Realizada em escola;19/11 - 15h - Andanças - Espetáculo Afro Contemporâneo inspirado nas músicas de Elza Soares, José Vicente, Maria Bethânia e Milton Nascimento que vem trabalhar a consciência corporal e os seus movimentos harmônicos, numa trilogia de músicas, canto e ritmos corporais;20/11 - 15h - Roda de Samba com wander timbalada e grupo; 20/11 - Roda de Samba com Wander Timbalada e Grupo; 21/11 - 14 às 17h - Oficina de Dança Afro; 18/11 - 19h - Lançamento de Livros - Os escritores Nielson Rosa Bezerra, Elaine Cristina Marcelina e Maria do Carmo Gregório falam sobre como vêem a literatura da Baixada Fluminense, durante lançamento de seus livros As Chaves Da Liberdade (Confluências da Escravidão no Recôncavo do Rio de Janeiro), Mulheres Incríveis e Solano Trindade: O Poeta das Artes do Povo.Local:Universidade Estácio de Sá São João de Meriti;26/11 - 13h - Visita ao Museu do Índio; 26/11 - 15h - Palestra com Ney Lopes sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Grátis. [livre] Sesc São João de Meriti

Nenhum comentário: