"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

terça-feira, agosto 16, 2011

Eu Beijei e gostei !

 Francisco Gregório, com sua barba inconfundível, no Anfiteatro Junito Brandão.Uma justa homenagem ao Mestre Gregório !

Participei com muito gosto do encontro Beija Eu, a oralidade em Benjamin. Como se não bastasse ser uma justa homenagem ao meu Mestre Francisco Gregório, à Benita Prieto e a Walter Benjamin, tivemos, na parte da manhã, uma palestra de Eliana Yunes sobre a importância da oralidade para a organização de idéias, para o letramento, para o desenvolvimento ético. A palestra tinha os apartes deliciosos de Benita e Gregório.
Na parte da tarde, histórias e mais histórias... Contadores e contadoras, cada qual no seu estilo, apresentaram a sabedoria humana em várias roupagens.
Quando contei minha história, relembrei a figura do viajante, mencionada por Benjamin em seu texto O Narrador e sinalizei para o fato de que muitos viajantes realizaram suas travessias forçados, em porões de navios, escravizados. Estes também foram portadores de notícias e conhecimentos. Contei, então, uma história de Obaluaê. 
Depois de tantas histórias, o encontro foi encerrado com uma taça de vinho para celebrar.

E por falar nisso: Você já leu O Narrador ?

Nenhum comentário: