"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quinta-feira, maio 13, 2010

13 de maio: uma data, muitos significados.

Hoje é uma data plena de significados: dia de Preto Velho, para os Umbandistas; dia de Nossa Senhora de Fátima, para os católicos; data da assinatura da Lei Áurea. É uma daquelas datas que, longe de acenar para a unanimidade, nos convida a pensar a complexidade desta enorme Teia da vida _ Ubunto. De minha parte, neta de portugueses católicos e sobrinha neta de zeladora de Santo umbandista, está resolvido: acendo uma lamparina para N. Sra. de Fátima e uma vela para os Pretos Velhos.
Como professora de História, vejo o 13 de maio como etapa, como uma vitória possível, no século XIX, assim como a Lei 10639/2003 e toda a discussão/implantação da cotas nas universidades são vitórias possíveis nos séculos XX/XXI.
É... 13 de maio é uma data complexa. Por isto mesmo, nos convida a pensar nas histórias que podem ser contadas nessa teia de significados. Como contribuição para o imaginário deste dia, trecho do filme Cafundó, com Lázaro Ramos e direção de Paulo Betti.
Saravá 13 de maio, Amém !





Leia aqui comentário sobre o filme.

Nenhum comentário: