"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quinta-feira, junho 11, 2009

Criatividade, Arteterapia e Terapias Expressivas em Porto Alegre





Há cinco anos participo dos congressos organizados pela CENTRARTE-RS, sempre no mês de maio. O deste ano (22 e 23 de maio) teve uma forte identidade: arteterapia e trabalho social. Com a presença de representante da CUFA , aresentação de trabalhos de arteterapia com crianças e jovens em situação de risco, com grupos de policiais militares, com idosos, em humanização dos espaços hospitalares, foi um dos melhores Congressos que já participei.

Gislene e Luiz Felipe, dois grandes Guerreiros da Paz, coordenadores do CENTRARTE assumiram uma nova etapa no caminhar da Instituição; eu, que me considero aliada, fico feliz em participar e, no que puder, contribuir para o sucesso desta escolha.

Minha participação consistiu em ministrar, junto com a querida Márcya Vasconcellos, o workshop Eu, Caçador de mim, no qual trabalhamos o mito de Oxóssi caçando o pássaro enviado po Ya Mi Oxorongá; o grande ensinamento é que ele só dispunha de uma flecha; ou tudo, ou nada... Essa é uma das primeiras histórias que contei... Sempre que me sinto no limite, em alguma situação que requer toda a atenção, na qual chances de acertar ou errar são iguais, esta história me ocorre.

Neste dia, senti o mito na pele... Simplesmente fritei o aparelho de CD _ aqui no RJ, as tomadas são em sua maioria 110v, mas em POA, muitas são 220 _ e o workshop estava apoiado na canção Caçador de Mim, do Milton Nascimento. Só tínhamos uma flecha... e acertamos. Solicitamos que os participantes (20) cantassem, e aí aconteceu aquilo que os contadores de história, intuitivamente sabem: nada se compara ao poder da voz, quando profere palavras significativas... Foi emocionante !

Participei, também, com um relato de experiência. apresentei o trabalho que venho realizando na disciplina Arte, Identidade e Cultura nas Sociedades Contemporâneas, no curso de Pós-graduação em Arteterapia da Clínica POMAR. Parti do princípio que a cultura popular encerra um conhecimento, _ expresso em cores, sons, aromas, narrativas_ fundamental para o arteterapeuta.

Como sempre, saio destes encontros nutrida, fortalecida em minhas escolhas, com muitos questionamentos que, com certeza, contribuirão para futuros trabalhos.

É BOM DEMAIS !



Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.