"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

sábado, junho 20, 2009

Com as bençãos de Ossain


Participei de dois dos encontros oferecidos pelo seminário Laços com a Memória, promovido pelo Grupo de Acervo e Memória do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

No encontro do dia 16/06, o cacique Darcy Tupã, da aldeia guarani de Camboinhas - Niterói, tratou dos Laços com o Saber, apresentando a relação Terra - Sagrado - Conhecimento para o povo Guarani. Foi com profunda reverência que ouvi a cosmovisão Guarani e com profunda indignação que ouvi os relatos sobre o incêndio ocorrido na aldeia _ que se encontra em uma área de SAMBAQUI, e, portanto protegida pela lei do Patrimônio Histórico mas, ao mesmo tempo, é uma área de forte especulação imobiliária _ que destruiu objetos de culto ancestrais, cujo valor simbólico é insubstituível. Cabe-nos acompanhar, atentos, os desdobramentos desta questão.

Dia 18/06, foi o momento de Mestre Francisco Gregório apresentar os Laços com as Narrativas. Com seu poder de agregar, Gregório mostrou as Casas de Leitura em Rio Branco - Acre; uniu os laços com palestras anteriores e, generoso como sempre, abriu o espaço narrativo para alguns contadores de histórias presentes . Como em todo espaço em que está o Gregório, logo forma-se uma roda para trocas significativas...

Eu, feliz da vida, contei pela primeira vez um mito de Ossain, o senhor das folhas _afinal, estava no Jardim Botânico! No dia 16, havia chegado muito cedo para o seminário, aproveitei para passear no Jardim e fui parar "por acaso" perto da escultura de Ossanha, que ilustra esta postagem. Diante de tal beleza, só me restava contar um mito deste orixá.

Desejo que o Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico promova mais oportunidades como esta. Aproveito para parabenizar a todos que viabilizaram tão belo Seminário.

Imagem: OSSANHA - Escultura de Tati Moreno; Jardim Botânico, RJ


Um comentário:

Bianca disse...

Oi Elaine eu sou Bianca Nunes adorei o seu post, sou apaixonada pela cultura yorubana.
Vc, atualmente, tem alguma oficina de contação de histórias?
Att
Bianca
e-mail: biancanunesadv@gmail.com