"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

sábado, junho 20, 2009

POMAR: Oficina de Contos - PG9



Mais uma turma encerra a Oficina de Contos. Nesta, a PG9, eu e o querido companheiro de trabalho, o professor Lula Costa Lima, docente da disciplina Iniciação Musical, ousamos um trabalho interdisciplinar.

Lula Costa Lima tem pesquisa sobre a relação entre o Sonho e a Música para povo Xavante. Nos propusemos, então, a seguinte troca: em uma dos dias, trabalharíamos, compartilhando uma hora de cada oficina, pesquisando a sonoridade das histórias e os mitologemas dos sonhos.

A tarefa da Oficina de Contos foi propor que um sonho, escolhido por cada pós-graduando, fosse transformado em uma história e, depois, preparado como prepararíamos um conto, pesquisando os mitologemas _ as porções significativas da narrativa _ produzindo imagens e narrando-as. Para o trabalho de encerramento, foi proposto à turma que uma parte apresentasse o que chamamos, na falta de outro nome, de Conto Onírico e outra parte trabalhasse os Contos Maravilhosos. Foi uma experiência interessante, mais um repertório de trabalho para os arteterapeutas.

Faço, então, um desafio ao leitor: dos trabalhos apresentados, apenas três são de contos oníricos, os demais são de Contos Maravilhosos (ou de Fadas). Pelas imagens, quais são os Contos Oníricos?

Agradeço à querida turma PG9 a permissão para compartilhar as imagens.


Nenhum comentário: