"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Engravidar a Palavra



Francisco Gregório, meu querido Mestre, recomenta sempre, em suas Oficinas: é preciso engravidar a palavra. Isto significa procurar em nós referências sensoriais, emocionais e o que mais vier, para as palavras de uma história. Para quem, como eu, conta principalmente histórias da tradição yorubá, a Natureza ,em todas as suas manifestações, é o local de 'engravidar' diversas narrativas.

Aqui está uma foto da cachoeira Santa Clara, em Maringá-RJ (Visconde de Mauá). Reparem como a água, deslizando pela pedra, lembra uma saia branca, de rendas. O movimento desta cachoeira me remete ao encontro entre Oxum (as águas doces) e Xangô (a pedra). Do maravilhamento que sinto, cada vez que, após caminhar, encontro este paraíso que é a Mãe Natureza, em sua plenitude, surgiram algumas expressões _ou alguns pontos acrescentados nas histórias que conto:

[então Oxum dançou] "em alguns momentos com a vivacidade das cachoeiras, em outros com a languidez dos regatos..."

"Então Oxum voltou para o seu reino, na Cachoeira, onde está até hoje amarrando a saia, ajeitando os brincos, ajeitando as pulseiras e se olhando no espelho..."

"Ah!... As noites de amor de Oxum e Xangô... A Água escorria pela Pedra...e o Trovão gemia."

Ficam, então, vários convites: o primeiro deles, é claro, contar e ouvir histórias. Ao mesmo tempo ter mais contato com a Natureza e preservá-la; ouvir os recados que a Mãe Terra transmite e narrá-los.

FOTO: ELIANA RIBEIRO -JANEIRO/2009
(*) CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Um comentário:

angelhills disse...

Ah como é bom este blog...sábias palavras, parecem feitas de mel recheadas de pureza e beleza...adoro!!!!

Fã.