"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

terça-feira, junho 03, 2008

Notícias de Porto Alegre - I





Nos dias 28 e 29 de maio, ministrei, juntamente com Marcya Vasconcellos, o curso A Escrita Criativa e o Universo das Histórias, Contos e Mitos. O curso fez parte da programação pré- Congresso do VII Congresso Sul Americano de Criatividade , XII Jornada Gaúcha de Arteterapia, IX Encontro de Terapias Expressivas, jornada promovida pelo CENTRARTE (Centro de Estudos, Atendimentos e Pesquisa em Arteterapia, Psicologia e Educação) que este ano, abordou a temática: A CRIATIVIDADE E A ARTE COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Durante dois dias, nove corajosas mulheres mergulharam em suas histórias, buscando seu Texto e sua Voz. Com as mais diversas histórias, atingimos aquilo que para Walter Benjamin é a essência da narrativa: o intercâmbio de experiências significativas.

Marcya Vasconcellos, com o afetuoso brilhantismo que a caracteriza, trabalhou com a Escrita Criativa, facilitando a produção de textos emocionantes. Eu trabalhei com a oralidade, apostando em vivências teatrais para facilitar o encontro com o Contador de Histórias ou, para utilizar o termo de Benjamin, com o Narrador presente em cada indivíduo.

Abordei quatro conceitos que, segundo Liliana Cinetto, ligam os narradores, sejam eles ancestrais ou contemporâneos: rito interpessoal, memória, comunidade e palavra. Aqui estão algumas fotos . Elas demonstram o rito de preparar-se para receber a Fogueira Ancestral, representada por uma vela.

À Gislene Nunes Guimarães e Luis Felipe Guimarães, coordenadores do CENTRARTE e toda a equipe, meus agradecimentos por este encontro.
Às mulheres que confiaram e compartilharam suas histórias, meus agradecimentos, admiração e carinho.

Boas Histórias para o povo acolhedor do Rio Grande do Sul !


Nenhum comentário: