"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

terça-feira, maio 20, 2008

Dia Internacional de Histórias de Vida - Fotos





No dia 16 de maio, celebrei o Dia Internacional das Histórias de Vida, com as turmas de sexto ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, onde trabalho. Foram realizadas três rodas de histórias, uma com cada turma, no horário correspondente às aulas de História.

Seguimos o ritual de preparar a sala de aula, acender o Fogo no centro da roda, contar as histórias, celebrá-las e, finalmente, tornar a colocar as carteiras nos lugares, para a aula que viria a seguir.

Considero que, com este evento, o conceito de Moitará de Histórias foi aprofundado: um Moitará tanto pode ser uma roda para troca de narrativas que leve em conta Kairos - o tempo 'certo', orgânico, quanto pode dialogar com Cronos - o tempo dos calendários, relógios e campainhas escolares sinalizando o término do tempo de aula.

Ouvimos muitas histórias de travessuras... Ouvimos histórias de saudades...

Em uma das turmas, ouvimos muitas histórias de terror: a lenda urbana da Mulher de Branco, que assombra os banheiros das escolas, foi contada com uma enorme riqueza de variações. Esta turma específica é bastante atingida pela violência que, para nossa vergonha cidadã, assombra algumas comunidades da Cidade do Rio de Janeiro. As histórias de terror substituiram as histórias de vida, estas também, muitas vezes, assustadoras.

Fiquei feliz com a qualidade de ser humano aprendente que o encontro proporcionou e nutriu. Ali estava, na prática, a fala de Mia Couto: "Eu seria uma pessoa pobre se não fosse capaz de produzir histórias, de fazer da minha própria vida uma narrativa que posso emendar, apagar e enfeitar." Ali também estava Walter Benjamin, representado no exercício de trocarmos experiências significativas, no aprendizado de tornarmo-nos narradores.

A todos os estudantes da sexta série, que me proporcionaram esta lição, um grande beijo e meus agradecimentos por este dia de Boas Histórias !


Um comentário:

Fátima Campilho disse...

Minha querida,
Sem palavras! Você é simplesmente o máximo! Gostaria de estar presente. Gostaria que você e seus alunos fossem à minha escola para uma roda dessas.Que tal?
Beijos,
Fátima.