"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

domingo, abril 20, 2008

Por 365 Dias do Índio

BRASIL
O que faço com minha cara de índia?
E meus cabelos
E minhas rugas
E minha história
E meus segredos?

O que faço com minha cara de índia?
E meus espíritos
E minha força
E meu Tupã
E meus círculos?

O que faço com minha cara de índia?
E meu Toré
E meu sagrado
E meus "cabocos"
E minha terra?

O que faço com minha cara de índia?
E meu sangue
E minha consciência
E minha luta
E nossos filhos?

Brasil, o que faço com minha cara de índia?
Não sou violência
Ou estupro
Eu sou história
Eu sou cunha
Barriga brasileira
Ventre sagrado
Povo brasileiro.

Ventre que gerou
O povo brasileiro
Hoje está só...
A barriga da mãe fecunda
E os cânticos que outrora cantavam
Hoje são gritos de guerra
Contra o massacre imundo.


(Texto retirado do livro: "Metade cara, metade máscara". Eliane Potiguara. Global Editora. São Paulo, 2004)

IMAGEM: http://elianepotiguara.org.br


Um comentário:

Fátima Campilho disse...

Oi,
Quando li esta poesia no blog do Daniel fiquei muito emocionada e estou pensando em comprar o livro.
Você já conhecia? Foi mais longe com a dica do site da Eliane Potiguara.
O post ficou perfeito.
Abraços saudosos,
Fátima.