"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Chitrangada e Eu: Celebrações !


IMAGENS:
1- ILUSTRAÇÃO DE ÂNGELA PHILIPPINI PARA O LIVRO CELEBRAÇÕES, HISTÓRIAS PARA ENCANTAR A VIDA
2- RITA ANANDA, A ERUDITA BONEQUINHA


Participo do livro Celebrações narrando a história Chitrangada, a princesa que foi educada como um homem. Gravar uma narrativa _ foi a primeira vez que o fiz _ proporcionou um aprofundamento em minha prática como contadora de histórias.

Além do trabalho com a palavra, em si, precisei de algum tempo para permitir que toda a parte sensorial da cultura indiana me envolvesse, já que as histórias que estou acostumada a narrar trazem sons, cores, sabores, aromas e imagens afro-brasileiros. Para efetuar o que chamarei de 'troca sensorial', ouvi música indiana, acendi incensos de sândalo e fiquei observando o movimento caprichoso da fumaça, provei especiarias como o cravo... Contava e recontava a história em meio a esses estímulos, para que as imagens pudessem ter uma textura que permitisse 'engravidar a palavra' _como bem diz Mestre Francisco Gregório.

A figurinha que muito me ajudou nessa etapa foi Rita Ananda, a bonequinha indiana que, antes de vir morar em minha casa, há quase dez anos, morava em uma livraria... Rita Ananda foi minha primeira imagem de Chitrangada.

A etapa da gravação propiciou a experiência da história enquanto um mergulho interno. Mesmo habituada a preparar as histórias contando-as em voz alta, o fato de contá-la em um estúdio, sem que houvesse o olhar de uma roda de ouvintes, transformou-a em palavras de reflexão, foi como se eu meditasse através da história. Uma experiência única !

Conheci a ilustração feita por Ângela Philippini depois do livro pronto; Rita Ananda é mostrada, pela primeira vez, nesta postagem. Entretanto, quando comparo as duas imagens, vejo uma grande semelhança entre elas, como se fossem representações do mesmo ser... Parece que Chitrangada tem estado na minha vida há algum tempo!

Dizem que a história escolhe o contador... Será?!


Um comentário:

Fátima Campilho disse...

Oi minha querida!
Acho que muitas histórias me escolheram! Ainda estou na fase de costurar tudo como numa colcha de retalhos. Olho para cada um e me vejo em cada personagem e em diversos lugares.
Fiquei feliz com sua nova experiência e encantada com sua boneca.
Bjks.