"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

sábado, abril 14, 2007

Com a Palavra, Nei Lopes:

imagem: Tecelagem ASHANTI

" A palavra falada é a alma da narrativa, e a narrativa é o caminho que a imaginação e o fazer humanos percorrem para nos ensinar quem somos, como somos e por que somos."

Luiz Carlos Santos. A PALAVRA FALADA, O SOM E O SENTIDO HUMAMOS
¨
A tradição oral é, ao mesmo tempo, religião, conhecimento, ciência natural, aprendizado de ofício, história, divertimento e recreação. Baseada na prática e na experiência, ela se relaciona à totalidade do ser humano e, assim, contribui para criar um tipo especial de pessoa e moldar sua alma.

¨ O conhecimento transmitido oralmente, pelo Verbo atuante, tem o valor de uma iniciação.

¨ Da mesma forma que, no ato da Criação, a palavra divina do Ser Supremo veio animar as forças cósmicas que se achavam estáticas, em repouso, a palavra humana põe em movimento forças latentes, que despertam e acionam algo, como ocorre quando um homem se ergue ou se volta ao ouvir chamar seu nome.

¨ A palavra, que tira do sagrado seu poder criador e operativo, está em relação direta tanto com a manutenção quanto com a ruptura da harmonia, no ser humano e no mundo que o cerca.

¨ A palavra é sopro animado e que anima aquilo que expressa. Ela possui a virtude mágica de realizar a lei da participação. Por sua virtude intrínseca, a palavra cria aquilo a que dá nome.

¨ Para que a palavra produza plenamente seu efeito, é preciso que seja recitada ritmicamente, porque o movimento tem necessidade de ritmo. Ë necessário que a palavra reproduza o vaivém, que é a essência do ritmo. A palavra, cantada ou recitada, deve ser a materialização da cadência. Sua harmonia cria movimentos que mobilizam as forças que atuam sobre os espíritos, os quais são as potências da ação.

Adapatado de LOPES, Nei
Kitábu; o livro do saber e do espírito negro-africanos
Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2005

Nenhum comentário: