"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quinta-feira, fevereiro 09, 2017

O Caminhante





É com grande prazer que inicio o ciclo de encontros ONDE OS CAMINHOS SE CRUZAM, fruto de meu caminhar pela Arteterapia, pela Psicossociologia de Comunidades, pelas Ciências Sociais, pela História e pela contação de histórias. 

O ciclo tem como objetivo promover o diálogo entre a Arteterapia e os saberes plurais presentes nas diversas matrizes culturais que, alternativos à Ciência moderna ou articulados à ela, formam uma Ecologia de Saberes. Para Arteterapeutas, acrescenta um caminho para o trabalho com suas próprias imagens e para a compreensão dos significados coletivos de símbolos materializados no setting arteterapêutico.
Cada módulo, sempre mediado pelo campo simbólico da mitologia afro-brasileira, abordará um tema caro a nós, arteterapeutas, professores e professoras, contadores e contadoras de histórias comprometid@s com a diversidade humana,
Em O CAMINHANTE teremos encontros teórico-vivenciais em torno do campo simbólico do orixá EXU. Aproximo-me deste campo, com profundo respeito e admiração. Reconheço, neste saber sistematizado através de histórias, cores, sons, sabores e gestos, uma narrativa arquetípica e uma prática ecológica que, como cidadã e arteterapeuta, considero fundamentais para a construção de uma ética planetária.
Ao longo de dois encontros serão trabalhados três eixos temáticos: Exu como possibilidade de um novo paradigma de conhecimento; como expressão nas artes e nas culturas; e como desafio na práticas arteterapêutica e educacional.
Dias 16 e 23 de março
Das 14h às 17h
Local: Ateliê Eliana Ribeiro - Estrada do Galeão - Ilha do Governador - Rio de Janeiro
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PELO E-MAIL
lianrib@gmail.com
Inscrições até 12 de março

(VAGAS LIMITADAS)

Nenhum comentário: