"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quinta-feira, março 31, 2011

Cores e Gramáticas

veja mais detalhes
veja mais detalhes


Gostaria de dizer que tenho uma fila de livros para ler, mas não é a realidade. Minhas leituras recusam-se a formar filas. Livros desejados, livros necessários, científicos ou de ficção ...Esta diferença existe ? Às vezes tenho minhas dúvidas. Fato é que, neste meu momento leitor, dois livros entrelaçam-se, complementam-se, proporcionam-me reflexões e prazer pela belíssima escritura: o romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, que conta a "história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão."(*) O outro, de Boaventura de Sousa Santos, A Gramática do Tempo, " trata da reconstrução da tensão entre regulação social e emancipação social como condição para voltar a pensar e querer a transformação social emancipatória. Com base no que é designado por 'epistemologia do Sul', propõe-se um pensamento alternativo."(*)

Alterno a leitura dos  livros. Ambos alimentam, ampliam, questionam e enriquecem minha prática de contadora de histórias _ da chamada História oficial e das demais histórias humanas, tão humans, que formam o tecido da vida.
 
(*)Entre aspas, parte das sinopses disponibilizadas pela Livraria Cultura.

Nenhum comentário: