"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

terça-feira, agosto 17, 2010

XIII Moitará - o primeiro Moitará de Narrativas


Apesar do frio e da ameaça de chuva, quatro heróicas contadoras de histórias reuniram-se  para celebrar o XIII Moitará de Histórias do !Ponto do Conto _ e o primeiro com a proposta de aprofundamento na ação de contar histórias.
Inicialmente marcado para a noite da sexta-feira 13 de agosto, quando iríamos contar histórias em uma praia (doce ilusão, com este inverno !) foi transferido, em respeito ao humor da Mãe Natureza, para domingo, de manhã, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Chegamos ao nosso local de sempre _  aos pés da escultura de Ossanha e constatamos que o solo, após uma chuvinha fina e persistente, não permitiria nossa roda costumeira,  sentadas no chão forrado com cangas. Optamos, então, pelas mesinhas junto ao parquinho das crianças; forramos com o tecido estampado com as fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim e iniciamos...
Como este foi um Moitará de aprofundamento, no qual fizemos a ligação entre as histórias contadas e nosso momento de vida, não comentarei sobre o repertório. Mas tiramos, coletivamente, alguns indicativos:

1- Os Moitarás de Narrativa serão para contadores de histórias já iniciados e que tenham frequentado alguns Moitarás de Repertório (os Moitarás para trocas de histórias).
2- Registraremos, por escrito, os insights sobre contação de histórias, para futura publicação. (Aguardem !)
3- O grupo para cada Moitará de Narrativa terá, no máximo, de 8 a 10 integrantes.
4- Começaremos a sistematizar a memória dos Moitarás _ temas / histórias

As fotos acima são cortesia de Denise Aurélio.

Foto 1, da esquerda para a direita: Denise Aurélio, Adriana Fernandes, Nathália Soledade e Eu, junto à mesa ao redor da qual contamos nossas histórias
Fotos 2 e 3, Hora do chá, café e capuccino para o devido aquecimento. em outra delicatessen, ainda no espaço do Jardim Botânico.. O Moitará continuou, agora contando nossos causos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, adorei o blog. Sou recente metida a contadora de histórias.Seguindo aqui. Uma ótima noite, abraço!