"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

domingo, julho 04, 2010

Narrativa de histórias e valores civilizatórios Afro-brasileiros - Oficina da Capacitação de Capacitadores do Projeto A Cor da Cultura

 

Ministrei uma oficina, no dia primeiro de julho,no Seminário de Capacitação de Capacitadores do projeto A Cor da Cultura. Estes capacitadores serão multiplicadores _ junto a professores de todo o país _ do uso pedagógico do kit audio visual A Cor da Cultura, produzido pelo Canal Futura. 
Considero que um material pedagógico deve ser adotado criticamente e, ao mesmo tempo, considero os espaços de capacitação como oportunidades para encontros e debates, fortalecendo a prática de todos os envolvidos. Com este posicionamento, participei com muita prazer das atividades.
Preparei a oficina tendo como base teórica os valores civilizatórios Afro-brasileiros, conforme constam no material a ser utilizado pelos capacitadores (quadro reproduzido acima). Como premissa de trabalho, considerei que no ato de contar histórias _  um direito de todos _ estes valores são trabalhados de forma integral/integrada, independente de condições materiais pois, para o encontro humano, basta o desejo ( ou vontade política).
No link abaixo da imagem, se encontra a página que fundamentou a oficina. Vale conhecer.

Nenhum comentário: