"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quarta-feira, maio 12, 2010

Aguardem as fotos da Roda das Histórias, realizada em 8 de maio


Esta foi a imagem que fiz, em colagem digital, para ser símbolo da Roda das Histórias, no evento Trajetórias Criativas, promovido pela Clínica POMAR. Foi uma Roda emocionante, com 22 pessoas de muito brilho e entrega á magia das histórias. Seguindo a estrutura do Evento, cada Roda teve a duração de três horas _ duas dedicadas ao workshop promovido pelo coordenado e a hora seguinte para apresentação de trabalhos.

Na Roda das Histórias, tive a alegria de ter quatro trabalhos inscritos: Ana Luísa Mainardi, que apresentou um livro de pano, confeccionado por ela mesma, com a história do Retalhinho Branco. Cleudes Werneck apresentou um personagem delicioso: uma avozinha plena de sábios conselhos, na boneca, que representava a Velha Sábia, grampos legítimos da avó de Cleudes( imaginem a minha felicidade quando fui presenteada com um destes grampos!). Dulce Marinho apresentou um relato sobre sua prática como contadora de histórias em projetos sociais. A querida Ruth Casoy apresentou o belo kit do projeto Poranduba (fundamental para todos os que acreditam na força das histórias indígenas), presenteou-me com um dos kits, ofertou um à biblioteca da POMAR e sorteou o outro entre os participantes da Roda.
No workshop, escolhi uma história de Oxum, de origem cubana, recolhida por Lídia Cabrera e que se encontra registrada no livro Mitotlogia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Tenho um carinho especial por esta história, pois foi a primeira que contei. É minha história inaugural, no sentido da palavra inauguração _ ação de internalizar a boa sorte. Foi, também, a história do primeiro workshop que ministrei, como arteterapeuta, sinalizando para as questões arquetípicas presentes na mitologia dos Orixás (2005). Cinco anos depois, pude constatar as transformações tanto na narrativa quanto nos trabalhos propostos. O tempo amadurece... Fiquei muito feliz em perceber as boas mudanças que o tempo  e meu meio século de vida trouxeram !
LEMBREM-SE DO MOITARÁ DE HISTÓRIAS, 
DIA 16, 
NO JARDIM BOTÂNICO, 
ÀS 10 HORAS.

Nenhum comentário: