"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

sábado, junho 27, 2009

Inno Sorsy conta "The Hunter" , da tradição oral do Benin




Está é uma história sobre um caçador, chama-se a faca do chefe e ela vem do Benin.

Ele era muito quieto, obviamente, afinal, caçadores precisam ser quietos. Ele vivia numa pequena vila, acordava muito cedo todas as manhãs, ia para a floresta, caçava, voltava, salgava a carne, tudo ia bem.
Em uma vila grande vivia o chefe e uma dia ele decidiu dar uma grande festa e convidar todos das vilas circunvizinhas. Então, ele enviou todos os seus mensageiros que diziam:
- O chefe quer que todos sejam convidados para esta festa.Todos sejam bem vindos, todos podem vir.
No dia, todos vieram do Norte, Sul, Leste e Oeste.
O chefe tinha providenciado comida, bebida, música, diversão. Incrível. Fabuloso.
Antes dos convidados chegarem, o chefe colocou sua faca preciosa em um canto do telhado, só para guardá-la, era uma faca precisada, dada de presente a ele por seu tio, feita pelos melhores artesãos de Benin, o cabo era feita de resina, prata e ouro.Era um objeto muito bonito e ele amava esta faca. Ele não queria que nada acontecesse com ela. Por isso a guardou.
A festa estava ótima, todos dançando, todos cantando, todos comendo, todos dançando, todos se divertindo muito.
E quando a festa terminou, o chefe deu ele mesmo um presente para cada convidado. Todos estavam simplesmente delicados, alegres e foram embora cantando agradecimentos ao chefe.
Depois disso, o chefe foi pegar a faca. Mas ela simplesmente não estava lá. Ninguém conseguia encontrá-la. Os servos procuraram por todos os cantos, mas nada.
O chefe disse:
- Meus deus, um de meus convidados roubou minha faca! Minha faca especial. Como pode ser? Que ingrato! - e continou - bem, eu quero que este ladrão seja encontrado e eu o punirei com tortura e morte.
Os mensageiros se espalharam, foram para o Norte, Sul, Leste e Oeste, dizendo:
- Atenção, alguém roubou a faca do chefe. A faca do chefe precisa ser encontrada.
Todas as vilas escutaram isso. Diziam:
- Nossa, isto é terrível.
Os mensageiros foram à vila do caçador. Todos olharam para o caçador e disseram:
- Você, você precisa de facas para o seu trabalho, não precisa?
- Sim, eu tenho facas - o caçador respondeu - eu preciso de facas, teu tenho facas.
- Hum - os moradores diziam entre si - esta não é uma forma muito educada de responder, não é?
Então eles começaram a vigiá-lo. Quando ele saia muito cedo da manhã, eles diziam:
- Está vendo? Ele é culpado. Ele sequer diz "alô" para nós!
Quando ele retornava tarde da noite, voltavam a dizer:
- Está vendo? Ele não fala com ninguém! Ele deve ser o culpado!
E pouco a pouco, eles convenceram a si mesmo que aquele homem era culpado. Tudo que ele dizia ou fazia apontava para sua culpa. Eles se reuniram e começaram a discutir:
- Escutem, nós temos que ir até o chefe e dizer que nosso caçador é o ladrão.
- Não, nós devemos puni-lo nós mesmos - outro disse. Se formos diretamente ao chefe,ele vai pensar que a nossa vila é uma vila de ladrões.Vamos puni-lo nós mesmos!
E então, eles não compraram mais sua carne, ele se tornou cada vez mais pobre. E por conta da atmosfera, ela passava a maior parte de seu tempo na floresta, muito triste e dizia pra si mesmo.
- O que eu vou fazer? Minha vida está terminada.
Na vila, todos comentavam:
- Que desgraça é esse caçador para nossa vila! Como pudemos tê-lo entre nós?
Mas um dia, os mensageiros do rei foram enviados a todos os lugares para avisar:
- A faca do chefe foi encontrada.
Todos ficaram completamente satisfeitos! E quando eles viram o caçador, disseram:
- Veja como ele é? Quieto, não como algumas pessoas que falam o tempo todo. Não. Nosso caçador é um homem respeitável. Ele não fala muito.
Quando ele saía de manhã bem cedo, diziam:
- Veja que trabalhador ele é! Ele não passa seu tempo dormindo com algumas pessoas!
Quando ele voltava tarde da noite, diziam:
- Veja como ele é! Ele não deixa a floresta até que tenha conseguido alguma coisa. Temos muito orgulho dele. Ele é nosso caçador. Ele é um grande homem.
Diz-na na Nigéria que, quando a faca do chefe é roubada, o caçador é um ladrão. Mas quando a faca do chefe é encontrada, o caçador é agraciado.

Tradução de Keu Apoema.
Material recebido pelo wwwrodadehistorias@yahoogrupos.com.br

Fazendo justiça aos artistas:

Gente, ao receber o link do vídeo pelo Youtube, cometi a falta de omitir os devidos créditos ao documentário Histórias, dirigido por Paulo Siqueira, de onde foi retirado este trecho da Inno Sorsy. Este vídeos e outros mais, sobre narrativas e contadores de Histórias, poderão ser encontrados no Youtube, no Canal Cajuínas

Coloco, então, o recado carinhoso que recebi do Paulo, do Canal Cajuínas.

Oi Eliana, meu nome é Paulo Siqueira e sou o diretor do documentário "Histórias", de onde foi retirado esse trecho da Inno Sorsy. Legal que você tenha gostado do trabalho. Nós, eu e a Benita Prieto, estamos tentanto criar um canal de TV pela internet especializado em contadores e para os contadores. Mas nós precisamos da ajuda de todos vocês para que esse canal seja possível e gratuitamente. Portanto, peço que no seu post, que está muito legal, você cite a fonte- o documentário "Histórias", assim como o canal cajuínas no youtube, e se possível, nos ajude a divulgar o canal que nós estamos criando e será lançado no simpósio mundial de contadres de histórias, que ocorrerá no Rio de Janeiro, agora em agosto. Se você quiser acompanhar o canal, no momento pode ser pelo meu blog: cajuinas.blogspot.com. Assim que lançarmos eu avisarei lá e colocaremos os blogs e twitters referentes.Abs e obrigado pela força,Paulo .

Paulo, peço desculpas pela ausência dos créditos e desde já coloco o blog do !Ponto à disposição para divulgação da iniciativa.

Já coloquei um link para o blog na barra lateral.


2 comentários:

Cajuínas disse...

Oi Eliana, meu nome é Paulo Siqueira e sou o diretor do documentário "Histórias", de onde foi retirado esse trecho da Inno Sorsy. Legal que você tenha gostado do trabalho. Nós, eu e a Benita Prieto, estamos tentanto criar um canal de TV pela internet especializado em contadores e para os contadores. Mas nós precisamos da ajuda de todos vocês para que esse canal seja possível e gratuitamente. Portanto, peço que no seu post, que está muito legal, você cite a fonte- o documentário "Histórias", assim como o canal cajuínas no youtube, e se possível, nos ajude a divulgar o canal que nós estamos criando e será lançado no simpósio mundial de contadres de histórias, que ocorrerá no Rio de Janeiro, agora em agosto. Se você quiser acompanhar o canal, no momento pode ser pelo meu blog: cajuinas.blogspot.com. Assim que lançarmos eu avisarei lá e colocaremos os blogs e twitters referentes.

Abs e obrigado pela força,
Paulo

Cajuínas disse...

OI Eliana, muito obrigado pela força. Na verdade acho que nem é preciso desculpas, afinal você nem me conhecia. O nosso objetivo é divulgar bastante o trabalho, pois como te disse, queremos criar um canal voltado para os contadores, e para que ele seja gratuito, vamos precisar de muita divulgação. MUiot Obrigado e o seu blog também está entre os meus blogs amigos e divulgados. Aliás parabéns pelo seu blog é muito bacaana e se você se interessar, ou puder, é convidadíssima a ajudar no canal que estaremos criando na quinta que vem, lá no sesc copacabana as 09 da manhã, na abertura do simpósio.

Bjs