Dia 26 de setembro apresentarei trabalho no
IX Congresso ALADAA -B: Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos
DIAS 25, 26 e 27 de setembro de 2008
A Associação Latino Americana de Estudos Afro-Asiáticos – ALADAA – que tem por objetivos principais promover intercâmbios acadêmicos e divulgar informações sobre Ásia e África; colaborar com os centros de estudos na América Latina para a formação de professores e pesquisadores sobre Ásia e África; promover os estudos de Ásia e África na América Latina.
A ALADAA do Brasil desde 1978 promove congressos, nacionais e internacionais, periodicamente, buscando sempre ampliar o seu raio de ação, recrutando adeptos e divulgando os temas africanos e asiáticos. Neste ano de 2008, novamente a Universidade Candido Mendes e o seu Centro de Estudos Afro-Asiáticos, caberão a tarefa de organização do IX Congresso da ALADAAB (Associação Latino Americana de Estudos Africanos e Asiáticos do Brasil), como já acontecera com sucesso no ano de 2.000, quando da realizou do X Congresso Internacional da ALADAA, que contou a participação de mais de 350 pesquisadores.
Grupo de Trabalho: ENCONTROS E CONFRONTOS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO SOBRE OS PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS
Coord: Azoilda Loretto da Trindade
Sessão 4– 26/09 – 16:15-18:15 – Auditório 8º andar
Discursos sobre práticas de letramento da cultura hip hop: é nóis na fita das africanidades brasileiras
Ana Lúcia Silva Souza
A importância de se afrobetizar materiais didáticos de literatura para o ensino médio
Fabiana de Lima Peixoto
A sala de aula como encruzilhada: uma experiência com narrativas da mitologia yoruba em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. (*)
Eliana Nunes Ribeiro
Griôs africanos: uma inspiração para as práticas pedagógicas da ONG grãos de luz e griô
Marco Antonio Leandro Barzano
(*) Resumo:
A SALA DE AULA COMO ENCRUZILHADA: Uma exeriência com narrativas da mitologia yoruba em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro.
A contação de histórias _ que engloba o contar e o ouvir _ promove a partilha de impressões sobre a vida e a troca de argumentos . É um ato de bendizer todo um campo simbólico, contido em cada narrativa.
A contação de histórias priorizando a mitologia africana, em ambientes da chamada educação formal, promove o encontro com material simbólico sistematizado no continente africano, recriado nas Américas e relegado à sombra pela cultura eurocêntrica que ainda vigora em nosso sistema de ensino.
Cada mito, ao ser narrado, torna-se uma encruzilhada _ espaço de confluência e recriação cultural _ na qual circularão projeções positivas ou negativas. Promove, com encontros e confrontos, uma ação política que brota do encontro afetivo.
2 comentários:
Parabéns pela participação no congresso.
Sucesso!
O Ponto do Conto não poderia ficar de fora do Prêmio Dardos!Mais um, amiga.
Passe no meu blog para conferir.
Abraços,
Fátima Campilho.
Olá... faço parte dos "Blog's Educativos" e recebi o prêmio Dardos.. como tarefa tive que indicar outros 15 bog's para também receber o prêmio... vc foi uma delas... passa lá no meu blog e dá uma espiadinha... http://leituraemagia.blogspot.com depois é só homenagear mais 15 blog que você gosta!
Abraços de uma devoradora de Livros
Raquel
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