"QUE A ÁGUA SEJA REFRESCANTE. QUE O CAMINHO SEJA SUAVE. QUE A CASA SEJA HOSPITALEIRA. QUE O MENSAGEIRO CONDUZA EM PAZ NOSSA PALAVRA."
Benção Yoruba

quarta-feira, julho 25, 2007

Oficina com a Cia. de Jovens Griot's


Dia 14 de julho, coordenei uma oficina que aqueceu minh'Alma! Fui apresentada aos Jovens Griots. Para contar esta história, passo a Palavra ao grupo, para que apresente seu trabalho:


Cia de Jovens Griot's - "encantadores de histórias"


“A viagem obriga-nos a sermos outros,a deslocarmos para fora de nós”(Mia Couto)

Criada em outubro de 2003 em São João de Meriti na Baixada Fluminense região metropolitana do Rio de Janeiro. A companhia inspirada nos Griôts africanos pesquisa contos da mitologia e diáspora Africana no Brasil e recolhe historias de anciões das comunidades onde vivem.
O objetivo ao partilhar as historias é contribuir para o fortalecimento do imaginário, das identidades e do respeito ás diferenças entre crianças, adolescentes e jovens negros e não negros.
A companhia desenvolve um sentido ético e estético de atuação pautada no respeito a alteridade, combate ao racismo, a intolerância e o preconceito numa perspectiva weberiana de reencantamento do mundo e resistência cultural .
Além das historias contadas de “memória afetiva” como na tradição oral, companhia faz leituras de livros e montagem de espetáculos com as historias dramatizadas.
A “contação de histórias” é a teia de comunicação e sinergia que integra técnicas circenses, musicas, danças e folguedos de origens afro-brasileira.
FONTE: http://www.ciadejovensgriots.org.br


Meu trabalho é o de assinalar e nutrir o Contador de Histórias que cada jovem traz em si, uma vez que o projeto entrará em uma nova etapa: contar histórias africanas e afro-brasileiras em escolas.
São encontros como este que me fazem ter a certeza que existe uma rede, cada vez maior, trabalhando por uma cultura de Paz. Gente é para brilhar!

Reparem em Radamés Nefer Tut, todo prosa, ganhando colo dos Jovens Griots.

2 comentários:

Consensualidade, este é o objetivo! disse...

é muito gratificante ver que uma experiência ótima para nós, lhe foi gratificante.
Lhe agradeço por fortalecer-nos com o seu conhecimento. Um grande abraço !!!

Consensualidade, este é o objetivo! disse...

é muito gratificante ver que uma experiência ótima para nós, lhe foi gratificante.
Lhe agradeço por fortalecer-nos com o seu conhecimento. Um grande abraço !!!